segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Manifesto 2.0

As mudanças são constantes e notáveis. Acredito estarmos vivendo uma transição fantástica. Neste sábado estive presente no evento Maré de Agilidade que já ocorre em alguns estados brasileiros, e contou com a presença de ilustres palestrantes, tais como, Alexandre Gomes(SEA) e Manoel Pimentel(Visão Ágil).
O evento foi voltado para os métodos ágeis no desenvolvimento de software, mas a palestra inicial me chamou atenção, tratou de um assunto particularmente pragmático, posso assim definí-lo. O manifesto 2.0. No qual eu já estava inserida sem ao menos conhecer.

Deixo aqui a contribuição[1] para quem quiser conhecer melhor o manifesto. Vale a pena ler!


[1] – Link - http://blog.seatecnologia.com.br/2009/01/12/manifesto-2-0

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Flisol em Sobral - 2009.



Ok, eu sei, me perdoem pela demora!! Afinal o Flisol foi mês passado. A questão é que somente agora o Wendley mandou as fotos. Tudo bem que ele não é o vilão da história, eu também ando sem tempo para postar por aqui, estou com quase 10 matérias prontas e não tenho tempo de rever e postar... enfim sem desculpas; seguem fotos do Flisol 2009 na cidade de Sobral/Ce. Sem dúvida alguma o evento foi um SUCESSO. Parabéns aos professores: Wendley e Gabriel pela organização e apoio. Não posso esquecer de parabenizar ao GELEC (Grupo de estudos em Linux da Engª Computação) e a pequena caravana que saiu daqui de Fortaleza para apoiar o evento: Eu(Tux-CE), Samantha, Abraão, Hélio, Eduardo e Lucas (Gelsol)!!!

Minicursos e Palestras:



Roda de conversa no final do evento foi PERFEITA, dentre os vários temas que debatemos tivemos: Como ganhar dinheiro com SL? Softwares Similares Compatíveis; problemas técnicos; Tira Dúvidas; Qual o papel da comunidade?; Como posso colaborar com Software Livre...

É isso aí pessoas, que venham os próximos eventos!

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Cultura livre, começando a mudar....

Ontem, pela manhã, participei do IV Seminário de Acompanhamento das Ações do Projeto Software Livre do Governo do Estado do Ceará , e no período da tarde estive presente na reunião do Comitê Gestor de Software Livre. A ênfase dada no segundo evento, por livre e espontânea pressão, foi a mudança de cultura.
De fato, para que todo o processo de migração, seja lá qual for a migração, tenha bons resultados a primeira etapa é preparar as pessoas que estarão migrando. Daí vem a necessidade da mudança da cultura.
Pouco antes de iniciar este post recebi um e-mail de um colega de trabalho e percebi que a questão da mudança de cultura tem que combater, além do comodismo, o medo e o preconceito.
Só para contextualizar: sou responsável pela padronização de processos em uma empresa de TI, consequentemente estamos gerando os conhecidíssimos POP's (Procedimento Operacional Padrão). Optei em receber os documentos dos POP's em .odt, o que me gerou algumas dores de cabeça. A rejeição dos usuários (profissionais de TI, acreditem!!) em utilizar um formato livre me deixa triste e ao mesmo tempo revoltada. Lembro-me de uma frase no email: “Serei obrigado a usar ferramenta X”?
Então, chego a conclusão que um dos nossos maiores desafios, em meio a um processo de migração, é desfazer essa cultura ultrapassada que envolve medo e preconceito.
A grande pergunta é: COMO?

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

SAMBA 4

Olá pessoas!!!

É sabido que o desenvolvimento do Samba4 já leva alguns anos, porém versões Beta vem sendo disponibilizadas há algum tempo. As propostas de implementação de AD, GPOs etc são várias, e nós administradores de rede, entusiastas e usuários do SAMBA estamos ansiosíssimos para conhecer essas novas propostas. Particularmente ainda estou estudando o funcionamento, mas a instalação do SAMBA 4 segue o mesmo padrão que as versões anteriores. Para quem estar interessado em testar recomendo o download:

bash-3.1# git clone git://git.samba.org/samba.git samba-master; cd samba-master; git checkout -b master; cd


no diretório onde foi feito o download será criado um subdiretório “samba-master” o source da versão 4 estará em /samba-master/source4

daí:

#./autogen.sh
#./configure && make && make install

Ainda estou na fase dos testes, por isso não posso dizer o funcionamento ao certo. Estarei posteriormente postando alguns resultados.


Fica a dica.

[]s