quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

SAMBA 4

Olá pessoas!!!

É sabido que o desenvolvimento do Samba4 já leva alguns anos, porém versões Beta vem sendo disponibilizadas há algum tempo. As propostas de implementação de AD, GPOs etc são várias, e nós administradores de rede, entusiastas e usuários do SAMBA estamos ansiosíssimos para conhecer essas novas propostas. Particularmente ainda estou estudando o funcionamento, mas a instalação do SAMBA 4 segue o mesmo padrão que as versões anteriores. Para quem estar interessado em testar recomendo o download:

bash-3.1# git clone git://git.samba.org/samba.git samba-master; cd samba-master; git checkout -b master; cd


no diretório onde foi feito o download será criado um subdiretório “samba-master” o source da versão 4 estará em /samba-master/source4

daí:

#./autogen.sh
#./configure && make && make install

Ainda estou na fase dos testes, por isso não posso dizer o funcionamento ao certo. Estarei posteriormente postando alguns resultados.


Fica a dica.

[]s

Um comentário:

kalib disse...

Bendito seja o http://planeta.tux-ce.org huahauhauhauh
Show de bola mesmo o samba 4. O pouco que testei me pareceu interessante..me falta tempo para maiores testes..mas com certeza ele trás muitas coisas interessantes como um servidor interno LDAP, suporte completo NTFS, servidor Kerberos interno, sem falar que está bem mais compatível com o AD.

abraços maninha..