sábado, 25 de outubro de 2008

O mundo LIVRE ganha mais 500 usuários!

Olá navegantes!!!

Recentemente dei um treinamento no Hospital do Câncer do Ceará sobre o uso do DIA. O ICC está passando por um processo de padronização e neste momento necessita de uma ferramenta que modele as tarefas de cada funcionário. Assim sendo, todos os funcionários foram treinados para que fizessem os conhecidos POPs (Procedimento Operacional Padrão), durante o treinamento percebi que não existia nenhuma ferramenta para a elaboração dos fluxogramas que fazem parte dos POPs, sendo muito trabalhoso fazê-los em um editor de texto. Decidi pesquisar alguma solução LIVRE para resolver este impasse.

Foram encontradas diversas ferramentas para modelagem de fluxograma. Numa dessas pesquisas encontrei uma dica do meu amigo Marcelo, vulgo kalib (http://blog.marcelocavalcante.net/), no portal da Tux-ce (www.tux-ce.org) apresentando o DIA, ferramenta UML livre para construção de diversos tipos de diagramas, sejam esses aplicados a modelagem do desenvolvimento de software, engenharias, redes de computadores e até mesmo fluxogramas.
Foi sugerido e apresentado uma proposta de treinamento e uso do DIA para a Diretoria do ICC que aceitou prontamente.
Mais uma conquista LIVRE para o mundo LIVRE, são mais 500 pessoas usando uma ferramenta LIVRE!




Link do manual do DIA usado no ICC: http://www.hospcancer-icc.org.br/download/dia-icc.pdf
Link do projeto: http://www.gnome.org/projects/dia/
Link da dica do Marcelo: http://www.tux-ce.org/portal/node/165


Um comentário:

kalib disse...

Parabéns Diane..
É muito bom sabermos que nossas dicas são úteis..principalmente quando o que atingimos com as mesmas é um projeto bacana ou de grande valia como foi o caso do Hospital no qual são vários usuários conhecendo um pouco das possibilidades do Software Livre. ;]

Grande Abraço